Parceria entre Ourinhos Saneamento e SEMA marca o Dia do Meio Ambiente com plantio de árvores
União de esforços que transforma o espaço urbano e valoriza o meio ambiente.
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Ourinhos Saneamento e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SEMA) promoveram, na última quarta-feira (17), o plantio de aproximadamente 40 mudas de árvores na Avenida Getúlio Vargas. A ação contou com a participação de colaboradores das duas instituições.
A ação evidencia o compromisso da concessionária com a sustentabilidade e a preservação ambiental, reforçando sua atuação além dos serviços de saneamento. O diretor Eduardo Caldeira participou da atividade e destacou a relevância da iniciativa. “Estamos dando início a importantes projetos em parceria com a SEMA, voltados ao desenvolvimento sustentável do município. A Ourinhos Saneamento vai ajudar a viabilizar esses projetos de forma a fomentar e enriquecer o desenvolvimento do meio ambiente na cidade”, afirmou.
As mudas plantadas incluem espécies como ipês branco, amarelo e roxo, pata-de-vaca, escova-de-garrafa, brinco-de-índio e jacarandá.
Parceria entre SEMA e Ourinhos Saneamento impulsiona novos projetos ambientais e avanços no saneamento
Além do plantio de árvores e ações voltadas à recuperação ambiental, a iniciativa também foi marcada por tratativas de projetos estratégicos em andamento no município. Entre eles, destaca-se o planejamento para início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do rio Pardo, considerada uma das principais iniciativas da área de saneamento no município.
O secretário Diógenes Corrêa Leite enfatizou a relevância da parceria e adiantou novas frentes de atuação, incluindo projetos de pomares urbanos, educação ambiental e ações voltadas à comunidade escolar.
“Agradeço essa parceria, que veio para somar e fortalecer nossas ações. Vamos avançar com iniciativas como a implantação de árvores frutíferas, para que a população possa aproveitar melhor esses espaços. Também vamos desenvolver ações de educação ambiental e alimentar em Ourinhos, além de projetos voltados às escolas, especialmente no que diz respeito à conscientização sobre o esgotamento sanitário. Tenho convicção de que 2027 será um marco para o meio ambiente no município. Dentro do planejamento da concessão, contamos com um cronograma de obras e melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto e, no próximo ano, teremos a inauguração da ETE do rio Pardo”, destacou Diógenes.
O diretor da Ourinhos Saneamento, Eduardo Caldeira, destacou que o projeto da ETE do rio Pardo se encontra em fase avançada e deve entrar em execução em breve, após a conclusão das etapas finais de licenciamento.
Segundo o diretor, a previsão é de que as obras tenham início no próximo ano. Ele ressaltou que o projeto já conta com licenças iniciais aprovadas e está atualmente em fase de obtenção da licença de instalação, dentre outros detalhes. “Estamos finalizando os últimos ajustes necessários para que possamos iniciar as obras e avançar com mais esse importante investimento em saneamento para o município”, afirmou Caldeira.